Encurtar caminhos. Menos saltos. Mais qualidade.
O PABX Multitenant da SaperX é um serviço de PABX que, com uma única instância de software, você pode atender várias empresas com PABX 100% digital.
Agora, este serviço também é escalável através de CDN.
Afinal, o que é CDN e como pode ser útil?
CDN significa “Content Delivery Network” – Rede de distribuição de conteúdo.
De forma bastante didática e resumida, o CDN é responsável por entregar o mesmo conteúdo do servidor principal para o cliente final. A grande vantagem é que o CDN é instalado em um ponto mais próximo dos usuários finais, aumentando a estabilidade do serviço entregue e reduzindo custos (de banda, por exemplo).
Para você, que trabalha com PABX em nuvem:
Um provedor de serviços de telefonia pode se beneficiar deste recurso ao vender PABX em nuvem para provedores menores.
Nos pequenos provedores pode ser instalado um CDN, capaz de atender diversas empresas, evitando que o tráfego de voz “suba” até o servidor principal.
Veja na imagem abaixo a diferença de um provedor com e sem CDN.
Os provedores pequenos são representados pelas revendas: “Revenda A” e “Revenda B”.
Principais vantagens de utilizar um CDN:
– Descentralização de serviços (A gestão continua centralizada);
– Menor salto entre o cliente final e o CDN, aumentando a qualidade do serviço;
– Baixa latência;
– Baixo custo;
– Fácil crescimento;
– Revendedores com qualidade na entrega de serviço;
Perguntas frequentes:
a. Se o CDN cair, os clientes podem registrar no servidor principal?
R: Sim.
b. Se a conexão de internet entre CDN e o servidor principal cair, o que acontece com meus clientes?
R: Continuam funcionando.
c. O serviço de CDN pode ser virtualizado na infra do meu cliente?
R: Sim.
d. Posso fidelizar a terminação de voz dos meus revendedores, para que saiam 100% pela minha terminação?
R: Sim.
e. Um CDN pode ser instalado na estrutura EC2 da Amazon?
R: Sim.
f. Caso eu queira atender um cliente grande, posso disponibilizar um CDN para uso exclusivo de um cliente?
R: Neste caso o indicado é que seja utilizado um PABX-ME Node, que é o dedicado para atender um cliente em específico. O PABX-ME Node pode ser instalado dentro do seu cliente e pode ser virtualizado. A gestão continua centralizada.