Softswitch redundante

A telefonia na sua empresa é redundante? Possui algum plano de contingência? E de disaster recovery? Existe alguma documentação – mesmo que básica – ou está tudo guardado na cabeça de alguém? Já imaginando as respostas de boa parte dos leitores, uma última pergunta: Você consegue dormir tranquilo com a sua telefonia atual?

Este é mais um post rápido, apresentando de forma bastante simplificada, uma topologia de rede de telefonia redundante a nível de softswitch, utilizando nosso softswitch SPX-O ou SPX-P.

Vale lembrar (1): Existem outros tipos e formas de redundância além desta aqui apresentada. Apresentarei a mais utilizada pelos nossos clientes.
Vale lembrar (2): A redundância é nativa em nosso softswitch, incluso em todos os contratos sem qualquer custo ou taxa extra. Redundância, para nós, é essencial e não opcional.

Para começarmos, analise a topologia abaixo. Imagine uma rede de telefonia atendendo duas cidades distintas, cada uma com 5 mil clientes de telefonia, conforme apresentado na imagem abaixo:

Imagine agora que o hardware do Softswitch A, seja ele virtualizado ou não, acabe se desligando. Seja por problemas de hardware, falta de energia elétrica, manutenção ou qualquer outro motivo onde o serviço é interrompido.

Em uma situação “normal”, todos os clientes que são atendidos pelo Softswitch A deixam de funcionar. Já imaginou a dor de cabeça de 5 mil clientes sem telefone? Qual o impacto para o nome de sua empresa?

Porém, em uma situação onde existe um plano de contingência, o que ocorre é que todos os clientes continuam sendo atendidos pelo Softswitch B, conforme segue na imagem abaixo:

Note que, mesmo com a queda do Softswitch A, absolutamente todos os clientes são automaticamente atendidos pelo Softswitch B.

A redundância, neste caso, está sendo controlado pelos seus ativos na camada 2 e 3. Seja em LAN, VLAN, MPLS ou OSPF, por exemplo. O softswitch está preparado para atender este tipo de redundância sem qualquer impacto negativo.

Sabe qual seria o seu prejuízo? Zero.

Agora sim, você pode dormir tranquilo.

Ronaldo Sacco
Bacharel em Ciência da Computação, Pós graduado em Segurança da Informação. Possui sólidos conhecimentos em SIP, Linux e Asterisk. Especializado em operações de telefonia para operadoras STFC, provedores SCM e grandes empresas.
Post criado 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.