Asterisk, quero aprender! – 03 de 03 – Ligando entre ramais

Quer se aventurar no mundo asterisk, mas não sabe por onde começar?
Farei 03 artigos importantes para quem quer começar a se aventurar no mundo asterisk, entender o básico, registrar uma conta SIP e dizer o primeiro “alô”.

  • Artigo 01 de 03 – Instalando o asterisk
  • Artigo 02 de 03 – Registrando um ramal SIP
  • Artigo 03 de 03 – Ligando entre ramais-> matéria atual!

Este é o momento do primeiro “alô”! Ver um ramal discando para o outro. Agora que temos o asterisk instalado e os ramais SIP devidamente registrados, podemos avançar.
O que faremos agora é o roteamento de chamadas, criando os “planos de discagem” (Em inglês: dialplan). Em outras palavras, vamos programar o asterisk para quando alguém digitar X ele execute uma determinada ação, que neste caso será discar para um ramal.

O arquivo de configuração que iremos ajustar é o extensions.conf. Este arquivo fica dentro da pasta /etc/asterisk.

Passo 01:

Faça um backup do arquivo extensions.conf, abra-o e apague todas as linhas existentes neste arquivo.

Passo 02:

Insira o conteúdo abaixo neste arquivo (copie e cole):

[ramal]
exten => 20,1,Dial(SIP/20)

exten => 21,1,Dial(SIP/21)

Passo 03:

Salve o arquivo e abra a console do asterisk com o comando:

asterisk -R

Obs: Caso o asterisk não esteja inicializado, este comando não acessará a console. Para inicializar o asterisk você pode digitar o comando “safe_asterisk” e, logo após,”asterisk -R” para acessar a console.

Passo 04:

Com a console do asterisk aberta, vamos recarregar as alterações que fizemos relacionadas ao dialplan. Basta digitar o comando abaixo:

dialplan reload

Finalizando:

Estamos pronto para a primeira ligação! Agora disque do ramal 20 para o 21 (ou vice-versa). O seu telefone deverá tocar e você estará apto a dizer o primeiro “alô”!

Com estes artigos você aprendeu de forma simples e fácil a fazer uma ligação. Agora você também já possui uma ideia básica de como funciona a lógica do asterisk, o que vai facilitar enormemente os seus estudos daqui para frente.

Sugiro agora que você tente criar mais ramais para pegar o jeito e decorar as etapas. O asterisk possui muitos e muitos outros recursos bacanas que você pode (e deve!) pesquisar. Divirta-se!

 

Ronaldo Sacco
Sócio Co-Fundador da SaperX. Diretor Técnico. Especialista em SIP, Asterisk e programação de alto desempenho. O cara que faz a vaca voar.
Post criado 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo