DETRAF

Para uma prestadora do Serviço de Telefonia Fixa Comutada – STFC conseguir encaminhar e receber chamadas, ela necessita utilizar a rede de outras operadoras, e para que isso ocorra é feito um acerto financeiro entre as mesmas, chamado DETRAF. Neste acerto, cada operadora remunera às demais pelo uso das suas redes, e vice-versa. Esse acerto é efetuado através do sistema que faz o cálculo de DETRAF que, com base nos CDRs (Call Detailed Records) que contém todo tráfego de minutos usados entre as redes destas operadoras, gera o quanto cada operadora deve pagar ou receber pelo tráfego na rede.

O DETRAF é padronizado e regulado pela Anatel, servindo como base para determinação do valor do tráfego a ser incluído na nota fiscal. Inclusive, o valor de cobrança entre as redes é também padronizado pela Anatel. E segundo a agência, o significado literal de DETRAF é: “Documento de Declaração de Tráfego e de Prestação de Serviços”.

A cobrança é gerada e enviada pela operadora credora à operadora devedora, apresentando um relatório detalhado referente a um determinado período discriminando o uso de sua rede. Este acerto entre as operadoras é feito até o dia 10 de cada mês, podendo ser contestado em até 90 dias após a emissão do relatório de DETRAF referido, dando início a um processo de apuração de contestação. O acordo de DETRAF é montado durante os processos de interconexão e anexado aos contratos com todas as operadoras que será trocado o tráfego de ligações.

A SaperX, por default entrega o módulo de DETRAF já incluso na plataforma “SPX Operation”, sem custos adicionais e de uma forma simples e intuitiva para que facilite ainda mais a operação de voz como um todo.

Contate a SaperX para saber mais.

Ezequiel Peruzzo
Graduado em Redes de Computadores, membro do CREA-RS e Co-Fundador da SaperX, possui mais de 10 anos de experiência em Telecomunicações. É especializado em novas implementações de Operações de Voz STFC e SCM de diversos portes e em modelos de negócios para operações de telefonia fixa.
Post criado 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.