Custos para efetuar Portabilidade

A portabilidade numérica é uma facilidade que as Prestadoras do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC) disponibilizam para os seus clientes, tornando possível que o cliente mantenha seu número telefônico, mesmo quando opte pela troca da Prestadora, troca de endereço ou plano de serviço.

Hoje falaremos sobre os custos que as prestadoras possuem para ofertar a Portabilidade Numérica e se isso pode ser cobrado do cliente final.

Primeiramente, é importante frisar que a oferta da Portabilidade Numérica, seja ela, Interoperadoras, de Localização ou de Serviço/Plano, deve ser disponibilizada de forma gratuita para os clientes da prestadora. Quando utilizo o termo “deve ser disponibilizada de forma gratuita”, me refiro a não efetuar cobranças referente a taxa para ativação da portabilidade, o que não tem referência com a taxa mensal ou tarifas cobradas sobre a utilização da linha.

Quanto aos custos, dividirei em itens para uma melhor compreensão:

1)  Portabilidade interprestadoras: Para a portabilidade interprestadoras, existe um custo de R$ 4,00 por portabilidade quanto à utilização do sistema disponibilizado pela ABR Telecom, mais um rateio entre todas operadoras, referentes aos custos totais que a ABR Telecom possui com toda a plataforma e que as operadoras compartilham entre si, tendo como base de cálculo a porcentagem que representa o número de portabilidades efetuadas em cada uma das prestadoras.

2)  Portabilidade de Localização (Mudança de Endereço): A prestadora possui os custos de mão de obra para a execução do trabalho e com equipamentos/materiais necessários para a migração de endereço.

3)  Portabilidade de Serviço ou Plano (Mudanças de Plano): A prestadora possui os custos de mão de obra de utilização do sistema para a mudança de plano.

Resumidamente, os custos com portabilidade numérica são ínfimos perante todo o investimento necessário para a construção de uma rede para a entrega de banda larga. Ou seja, o investimento mais alto já esta feito na rede, e a telefonia fixa com Portabilidade Numérica agrega em muito nesta rede ja construída e aumenta o ticket médio possibilitando uma maior receita para a empresa.

Contate a equipe de especialistas da SaperX para saber mais.

Ezequiel Peruzzo
Sócio Co-Fundador da SaperX. Diretor de Negócios. Especialista em estratégias comerciais com mais de 10 anos de experiência em Telecom. O cara que imagina a vaca voando!
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo