Realizando uma interconexão STFC

As interconexões de redes de telefonia fixa tornaram-se necessárias após a Anatel iniciar a liberação das Autorizações do STFC para empresas privadas ofertarem o Serviço. Em 1998, a Anatel publicou o Regulamento Geral das Interconexões – RGI, documento que detalha as regras básicas para estabelecimento de interconexões entre operadoras. A RGI basicamente estabelece condições para os processos de interconexões, tratando todas as operadoras de forma igualitária e sem discriminação a qualquer uma delas.

Neste artigo abordaremos especificamente a parte técnica de uma interconexão STFC, para que você conheça a topologia, equipamentos e tenha uma ideia das etapas necessárias.

Considerando que você já tenha outorga, e utilize o softswitch da SaperX, os passos para realizar uma interconexão STFC resumem-se aos que seguem abaixo.

Passo 01 – Projeto:
Realizar projeto de interconexão junto com a concessionária da sua região (na maioria dos casos será a Oi ou Telefônica).
Este projeto deve ser realizado por um profissional capaz de emitir uma ART. Nele, deverá ser apresentado, basicamente, o caminho percorrido pela fibra óptica dentro da concessionária e o local de instalação dos equipamentos.

Abaixo segue um projeto simples para demonstração.

Passo 02 – Equipamentos para interconexão:
Para realização da interconexão você precisará:

a) Softswitch
Responsável por realizar as chamadas dos seus clientes.
Produto: SPX-O – saperx.com.br – 54 2121-8910

b) Media Gateway SS7
Responsável por fazer a comunicação entre operadoras, utilizando o protocolo SS7.
Produto: AG1700 – aligera.com.br

c) Transporte de E1
Responsável por transportar o E1 da concessionária até o seu datacenter. Funciona em par (um no seu datacenter, outro na concessionária).
Produto: AG506 – aligera.com.br

d) Outros
Abaixo seguem alguns dos produtos que podem ser necessários para realização da interconexão.

  • Fibra óptica;
  • Cabo coaxial 75ohms;
  • Rack;
  • Conector BNC e IEC;

Passo 03 – Topologia

A topologia de sua interconexão STFC será basicamente a que segue abaixo:

O Softswitch SPX-O enviará chamadas para o media gateway utilizando o protocolo SIP, em um padrão de chamadas STFC. O media gateway, por sua vez, conversará com a concessionária utilizando o protocolo SS7. Para isso, no exemplo acima, o media gateway utilizará um E1 conectado no equipamento de “Transporte E1”. Este E1 será transportado até a rede da concessionária.

Vale lembrar que, para cada E1 existem 32 canais. Sendo destes, geralmente 30 são alocados para voz. Ou seja, 30 chamadas simultâneas.

É importante se atentar na ordem de configuração dos equipamentos. Primeiramente deve ser configurado o equipamento responsável pelo transporte do E1. Após o media gateway. Só no final, deverá ser testado o completamento de chamados no softswitch SPX-O.

A configuração do media gateway geralmente é realizada pelo próprio fabricante, e os testes são executados em conjunto entre fabricante e concessionária.

A configuração do SPX-O, bem como os testes de completamento de chamadas, são 100% realizados pela SaperX com o acompanhamento (opcional) do cliente.
Provavelmente você já ouviu falar em “problemas de completamento” em uma nova interconexão. Estes problemas geralmente estão relacionados a falhas nesta etapa. É por isso que a SaperX realiza uma bateria de testes nesta etapa, minimizando incidentes.

Passo 04 – Entrando em operação

Finalmente! Após tanto esperar, você está pronto para fazer a primeira portabilidade.

O seu softswitch SPX-O já é a solução completa com bilhetador, BDO e DETRAF. Por isso, neste momento, com o seu SPX-O configurado, você já está apto para entrar em operação.

Boas vendas!

Ronaldo Sacco
Sócio Co-Fundador da SaperX. Diretor Técnico. Especialista em SIP, Asterisk e programação de alto desempenho. O cara que faz a vaca voar.
Post criado 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo