Como operar Telefonia Fixa

Existe muita margem de crescimento para os provedores, mas, esta margem vem acompanhada com o aumento do número destes, o que multiplica a oferta e transforma a internet em um commoditie. Ou seja, com o aumento de provedores atuando no mercado, a oferta do serviço também aumenta e gera maior competição, onde se faz necessário entregar cada vez mais velocidade por valores menores.

Com base neste cenário, é importantíssimo que sua empresa adicione valor nos serviços ofertando Telefonia Fixa em conjunto com internet para os seus clientes.

Basicamente são duas formas de entrega de Telefonia Fixa. São elas:

Operação SCM (VOIP)

Uma Operação de voz sobre IP (VOIP) resumidamente é a venda de terminação de chamadas, e é a operação ideal para empresas que desejam comercializar minutos VOIP de forma simples. Em muitos casos, provedores que possuem autorização dos Serviços de Comunicação Multimídia (SCM) comercializam neste formato juntamente com o link de internet. 

O ISP adquire quantias de minutos VOIP de uma operadora e inicia a revenda desta minutagem para os seus clientes utilizando um Softswitch confiável para a gestão dos clientes, gestão de revendas, bilhetagem das ligações, relatórios financeiros personalizados, dentre outros.

A SaperX conta com a plataforma “SPX Provider“, que foi desenvolvida especialmente para provedores que desejam aumentar seu ticket médio de forma muito simples e com baixo custo.

Operação STFC 

O Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), é um serviço de telecomunicações prestado por empresas públicas e privadas. Sendo que, nos regimes públicos os serviços são prestados através das concessionárias, que são empresas que foram contempladas com a concessão pública de determinada região, setor ou estado. E nos regimes privados os serviços são prestados por empresas autorizadas pela Anatel através de autorizações/outorgas com validade indeterminada para a prestação deste Serviço. 

As autorizações abrangem todo o território nacional, e podem ser solicitadas por qualquer empresa que possua interesse em ofertar este serviço, o que significa que os ISPs também podem ser autorizados do STFC, possibilitando a realização de portabilidade numérica de outras operadoras para a sua operação e comercializar blocos de numeração para os seus clientes. 

Para que seja possível uma operação STFC, não basta contratar um Softswitch confiável para a gestão dos clientes, gestão de revendas, bilhetagem das ligações, etc, mas o provedor deve atentar para mais itens do Softswitch, como por exemplo:

  • BDO
  • DETRAF
  • SBC

A SaperX disponibiliza uma plataforma chamada “SPX Operation” que é FULL, a mais completa do mercado, pois, você contrata o Softswitch e ele é entregue com tudo que você necessita para operar com STFC, com BDO, DETRAF e SBC inclusos.

Diferenças entre Operação SCM (VOIP) e Operação STFC

E você, com qual formato você deseja iniciar a sua operação de voz?

Fonte:

http://www.anatel.gov.br/

Ezequiel Peruzzo
Sócio Co-Fundador da SaperX. Diretor de Negócios. Especialista em estratégias comerciais com mais de 10 anos de experiência em Telecom. O cara que imagina a vaca voando!
Post criado 13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo